Filhote de andorinha SOS


Recentemente, enfrentei o dilema de encontrar em minha garagem aberta, um filhote de andorinha, que ainda não voava. Pesquisei na internet, e muitas receitas foram indicadas de como alimentar o filhote, mas nenhuma me pareceu viável, pois alimentações de duas em duas horas, e com diversos tipos de alimento foram descritos. Mas, o principal motivo da dificuldade, era que as andorinhas são pássaros insetívoros, e mesmo que pudesse alimentá-lo, estaria restrito a uma vida de cativeiro indesejada por mim e certamente por ele.
Continuando a pesquisa, lí o que mais me pareceu viável. Foi respondido que deveria por o filhote do lado de fora do local onde o encontrei, que a mãe poderia acha-lo, e terminar sua empreitada de criá-lo.
Bem, na área onde o encontrei, há uma varanda aberta, e coloquei o pássaro numa caixa de borda baixa, em cima de uma fralda descartável, imaginei que o contraste do pássaro (quase preto) com o fundo branco da fralda, facilitaria a mãe vê-lo. As bordas baixas da caixa, foram escolhidas para que não ficasse escondido e ser melhor visualizado. O local é aberto e protejido da incidência direta do sol, pois certamente isso o mataria.
Após aproximadamente 18 horas, na manhã seguinte, eu tinha certeza de ir recolher o defuntinho, mas para minha surpresa, o danado estava vivo e passeando pela varanda, sua mãe revoava por perto, soltando piados...
Fiquei muito feliz! Deu certo!
Na manhã do dia seguinte, meu filho Arthur de 4 anos, me disse - Pai, o filhote está no nosso banheiro, e para minha surpresa, realmente estava.
Peguei-o, e o levei novamente para a varanda, e ao soltá-lo na caixinha da fralda, ele simplesmente decolou em velocidade altíssima, acompanhado por mais duas outras andorinhas adultas. Uma deve ser sua mãe.
Fiquei muito satisfeito e feliz por verificar os laços de sua mãe tão marcantes, sua dedicação e zêlo, lograram êxito neste "salvamento".
Fica aqui então minha dica:
- Procurar lugar aberto, seguro, protegido do sol, próximo ao local de encontro do filhote.
- Esperar que o amor maternal faça sua parte.


Comentários

Unknown disse…
No dia 24/12, encontrei no meio da rua um filhote de andorinha, tentei alimentar com tudo que li na internet, mas ele não quer comer. POR FAVOR, o que faço? É uma rua muito movimentada, como posso esperar que ele ficando lá a mãe vira busca-lo? Não quero que ele morra
Tuco disse…
Infelizmente, a limentação por ser a base de insetos é dificílima. O ideal seria proceder conforme relatado no texto da postagem, colocando o filhote numa janela, sacada, ou similar próximo ao local que encontrou o filhote.
Unknown disse…
Amigos, eu encontrei também no dia 24/12 3 andorinhas e não encontrei o ninho pra colocá-las de volta. Tentei criar todas, mas duas morreram. A boa notícia é que uma sobreviveu e está comigo até hoje, mais de um mês. Alimentei ela com ração para filhotes e mais recente, tenho dado larvas de tenebrio e algumas abelhas que encontro (me parece que a abelha é muito grande pra ela, então divido ela em duas parte, e dou sem o ferrão). Ela começou a voar tem uns 3 dias, está ficando cada vez melhor. Estou com dúvidas do melhor momento pra soltar. Ela ainda não pega as larvas sozinha, só pega quando dou na boca. Estou tentando treiná-la pra pegar sozinha, ela tenta um pouco, mas se não consegue nas primeiras tentativas, logo desiste. Estou em dúvida do momento correto de soltar... Estou pensando em esperar ele conseguir se alimentar sozinho. Também estou com receio que ele esteja muito manso e precise de algum tipo de reintegração a natureza em um viveiro ou algo do tipo. Alguém que entenda de aves pode me dar dicas nesse sentido?
Unknown disse…
Bom dia!
Que bom que encontrei seu blog.
Tem um filhote de andorinha no meu quintal... ele está com penas e parece ser um filhote não tão novo, já que até voa, baixo, mas voa. Porém, ainda não vi os pais se aproximarem dele. Vi andorinhas voando próximo à árvore que tem aqui em casa, mas nenhuma aproximação do filhote.
Meu pai tentou pega-lo para coloca-lo em um local seguro, pois está chovendo, mas sem sucesso... ele não deixou e voou.
Estou preocupada por ele estar na chuva e não sei o que fazer.
Sou criador de abelhas sem ferrão, e após alguns dias cuidando do filhote de andorinha ainda sem pena que meu tio encontrou, me vejo pronto a sacrificar algumas abelhas pra alimentar meu neném, o local onde meu tio o encontrou é no meio da sua, numa calçada de loja, seria quase impossível ele não ser morto por animais ou pessoas naquele local.
Achei engraçado que já é a segunda vez que meu tio encontra filhote de andorinha bem minúsculos(ainda sem pena), nessa calçada, que é próxima à Oficina que ele trabalha, em 2015 cuidei de uma até ficar grande e voltar a natureza, nessa mesma época cruzei o estado pra ir até a praia de férias e ela foi comigo, sempre feliz com a ração s banana que é cheia de nutrientes.
Anônimo disse…
Pessoal, estou com dois filhote a mais de um mês! Estou dando papinha específica para filhotes.
Um filhote adoeceu, ele não abre mais a boquinha para comer, não abre os olhinhos. O que posso fazer ?
Tuco disse…
Infelizmente a dieta para estes pássaros é bem específica, o que dificulta enormemente sua alimentação. O ideal é fornecer insetos aos filhotes, talvez tentar fornecer formigas possa ser uma tentativa válida.
Unknown disse…
Amigo voltei p/ te agradecer a dica do pano branco, deu certo, gratidão 🙏🙏❤️

Postagens mais visitadas