Displasia coxo-femural



Displasia Coxo-Femural
A displasia, é uma doença mais presente em cães de porte grande e de crescimento acelerado. É uma doença ligada a heriditariedade, ou seja, transmitida geneticamente, e seu controle portanto, deve ser realizado com acriteriosa seleção dos cruzamentos.
Basicamente, é uma deformação presente entre bacia e fêmur do animal. Esta doença, possui vários graus de severidade, e pode acometer o cão portador a muito desconforto devido a dores, comprometendo ou impedindo seu caminhar. Os primeiros sintomas, aparecem dos 4 aos 7 meses, com grunidos ou por apresentar movimento mancando, principalmente em pisos lisos.
O laudo radiográfico, deve ser realizado por Médico Veterinário, aos 12 meses de idade, e exige total imobilidade do animal, sendo necessário para tal, a anestesia do mesmo. Os proprietários de cães, que quiserem realizar o laudo, devem estar munidos de pedigree original, e é recomendável que o cão seja identificado por microchip. A idade recomendada para cães gigantes, é aos 18 meses.
O tratamento, de acordo com a severidade da doença, pode ser o cirúrgico, alopatia, homeopatia e/ou fisioterapia. O tratamento cirúrgico, consiste na remoção da cabeça do fêmur. Filhotes portadores da doença, ou de pais que apresentam a doença, não devem ficar em lugares com piso liso, devem efetuar exercícios de natação e controle de peso.

Tabela de Códigos - Displasia
Código
Classificação
Severidade
Reprodução
HD -
A
Normal
Apto
HD +/-
B
Quase normal
Apto
HD +
C
Ainda aceita
Não recomendado
HD ++
D
Moderada a média
Não apto
HD +++
E
Severa a grave
Não apto

Comentários

Postagens mais visitadas