Senilidade canina

Senilidade canina
Ao longo de todos os anos em que venho dedicando parte do meu tempo ao estudo da saúde canina, tenho reparado o despreparo da maioria dos tutores em relação a senilidade de seus cães. As pessoas adoram os cães novos mas tem que se conscientizar dos cuidados necessários quando estes ficam mais idosos. Desconhecimento desses cuidados, não desejar ter custos extras e mais outros motivos variados, fazem que os animais que são tutelados por nós, não tenham a atenção necessária com o avanço da idade.
Tal qual acontece com o ser humano, o envelhecimento destes animais gera muitas disfunções e limitações. A grande diferença está na forma como demonstram essas alterações. É bem perceptível a capacidade que esses animais têm de se recuperar, se restabelecer e até mesmo suportar situações e sensações que para o ser humano, seriam muito difíceis e até mesmo, insuportáveis fazendo comparações. 

Pois bem, o que estou tentando dizer com isso? Que os cães demoram muito a demonstrar qualquer tipo de dor, desconforto ou alterações em seus organismos. Como não falam e nem sempre seus tutores estão atentos a pequenos sinais que demonstram, infelizmente muitas doenças e enfermidades são descobertas tardiamente. Logo, assim como o que ocorre conosco, a partir de determinada idade, os mesmos devem ser submetidos a exames preventivos. Uma boa idade para o início desses cuidados especiais se dá aos 8 anos aproximadamente. A partir desse marco, doenças mais associadas a senilidade vão aparecendo, como por exemplo, as cardiopatias, glaucoma, problemas respiratórios, etc. Então, é aconselhável que seu "irmão de quatro patas" seja submetido a um check up a cada 6 meses, e a consulta a um veterinário (que irá realizar exames clínicos de altíssima importância, como auscultação e palpação), hemograma completo (exame de sangue capaz de identificar algumas doenças tais como anemia ou infecções), ultrassonografia abdominal (muito importante para averiguar os órgãos internos e possíveis tumores, que são muito frequentes com o avançar da idade) e o ecocardiograma (exame de imagem que identifica problemas no coração, também bastante presentes em cães idosos). Agora que já sabem como prevenir e diagnosticar precocemente alguma possível doença em seu cãozinho, é só colocar essas dicas em prática e terão seus peludos por muitos e muitos anos ao seu lado. Boa sorte!
Daniela Rossi Martins

Comentários

Postagens mais visitadas