Tosse dos canis

Tosse dos canis 

Hoje resolvi abordar um tema bastante conhecido pelos médicos veterinários, porém ignorado por muitos tutores de cães. A tosse dos canis na realidade é uma enfermidade que acomete os cães (daí o seu nome), sobretudo em locais de clima frio ou durante o inverno, mas que também é transmissível ao ser humano. 
Na realidade, essa enfermidade pode ser comparada a uma gripe humana, já que os sintomas são bastante parecidos, como tosse (de graus variados), espirros, coriza (por vezes purulenta), apatia, inapetência, febre, dispneia (falta de ar), vômitos, etc. 
A transmissão pode se dar através do contato direto de um animal doente com outro sadio, ou até mesmo de forma indireta pela propagação dos vírus ou bactérias através do ar. Pode durar até três semanas e tem cura. Com a aproximação do inverno, a incidência dessa doença aumenta, sobretudo em locais onde existam maiores aglomerações de cães, como em canis, pet shops e abrigos por exemplo. Mas, o importante é proceder com a vacinação dos animais (vacina que protege contra o vírus parainfluenza) e em caso de suspeita de contágio do seu cãozinho com a tosse dos canis, levá-lo o mais breve possível ao veterinário, para que seja feito o diagnóstico e tratamento da doença. 
Assim como ocorre com os humanos, o diagnóstico precoce é de suma importância para a cura, até porque a tosse dos canis pode também estar associada a doenças mais graves, como por exemplo uma pneumonia. Na maioria dos casos, um simples exame clínico, com auscutação e inspeção visual associados a um exame de sangue, são suficientes para dar o diagnóstico e proceder com o tratamento, que pode incluir antibióticos, corticosteroides, bronco dilatadores, etc. Então pessoal, diante dessas informações, vamos ficar de olho e aumentar os cuidados com nossos peludos, porque o inverno está chegando. Boa sorte!
Daniela Rossi Martins

Comentários

Postagens mais visitadas