Giardíase

A giardíase, é uma doença causada por protozoários, comprometendo o intestino. É uma zoonose, pois é uma doença transmitida ao homem, pelos animais.
A transmissão se dá por meio das fezes. Na forma de cisto, o protozoário pode sobreviver por muito tempo, principalmente em locais frios e húmidos. O contágio, se dá pela ingestão dos mesmos, pela água, alimentos, contato com fezes de animais ou humanos contaminados. A maior ocorrência se dá entre crianças.
Os sintomas são fezes moles, odor fétido, dor abdominal aguda ou intermitente, geralmente associada a desidratação. Ocorrem ainda vômito, apatia, falta de apetite, perda de peso e anemia. Os sintomas entre animais e humanos são parecidos.
O controle e prevenção se dá pela educação sanitária, hábitos de higiene, lavagem das mãos antes das refeições. Existe medicações específicas para a doença, quer para animais ou humanos.
Pouco difundida entre os proprietários de cães, existe a vacina contra a giardíase, para nossos animais. Leia em texto sobre vacinação neste site. Consta de duas doses iniciais, e a revacinação anual do animal.

Comentários

Postagens mais visitadas