Visão canina

Os cães enxergam colorido?
Sim, enxergam cores, mas não da mesma forma como nós. Eles identificam cores de modo diferente, pois seus olhos, como predadores, são mais especializados para a visão noturna, e com isto, perdem a capacidade de diferenciar as cores, como nós o fazemos.
Cada animal, possui, sua “especialização”, de acordo com suas necessidades evolutivas. Por exemplo, as abelhas podem enxergar luz ultra-violeta, e cobras, o infra-vermelho, o que o ser humano não consegue enxergar, tanto quanto o elefante pode ouvir infra-sons, e se comunicam muito através deste, mas os humanos não conseguem ouvir.
Voltemos à visão.
Para um predador, como nossos cães (nosso lobinho), a visão noturna mais aguçada, é extremamente desejável, visto que o elemento surpresa, ajuda muito no êxito da caça. Portanto, sua acuidade para baixa luminosidade é ótima, mas em compensação, perdem na qualidade de distinguir cores.
Por exemplo, o cão não diferencia as cores verde vermelho laranja e amarelo. Acreditam os cientistas, que estas cores sejam visualizadas todas como amarelo. Mas o cão, consegue diferenciar outras cores. Ele identifica as cores azul, violeta e verde.
Deu nó na cabeça?
Deixe-me explicar.
Num gramado, se utilizarmos um brinquedo vermelho, laranja ou amarelo, fica mais difícil do cão identificá-lo, pois, não há distinção entre o verde do gramado e os brinquedos destas cores. Já um brinquedo que seria melhor identificado, pois o cão o identificaria facilmente no verde do gramado, seria um brinquedo azul ou violeta. Lógico que o cão veria o objeto em todos estes casos, mas achar um grilo verde, num gramado, é mais difícil do que achar um bichinho azul num gramado verde.
Novamente, o cão por sua especialização de predador, identifica e fica mais alerta, com objetos, animais, ou seres humanos em movimento. Eles são bem sensíveis ao movimento, por isso, quando jogamos uma bolinha no gramado, enquanto esta permanecer em movimento, ele a identifica rapidamente, e tem mais dificuldade em vê-la, quando parada.

Edgardo E. Isensee

Comentários

Postagens mais visitadas