Gravidez psicológica


Como compreender a grande frequência de estados de gravidez psicológica? Temos que entender a fisiologia do cão, ligada ao convívio em matilha, origem de nossos amigos.
Carregam nossos cães, os instintos e fisiologia dos lobos, e estes, possuem um comportamento peculiar.
Dentro de uma matilha, existe um casal alfa. São cães que hierarquicamente se destacam, possuem habilidades de caça mais apurados, detêm a responsabilidade de coordenar e tomar atitudes de liderança dentro do grupo. É o único casal que procria dentro do grupo, e quando a fêmea alfa tem o nascimento de seus filhotes, quase todas, ou todas as fêmeas do grupo, com idade suficiente para tal, desenvolvem gravidez psicológica, e com isto, estão preparadas para serem perfeitas babás para a fêmea alfa. Com isto, além da psique mais apurada para cuidados com os filhotes, produzem leite, e podem amamentar os filhotes do casal principal.
Com este comportamento físico e psíquico, as habilidades da fêmea alfa, como caça e defesa do grupo, não têm seu tempo comprometido, com os cuidados com sua prole. Portanto, sua fêmea, possui as características fisiológicas para desenvolver gravidez psicológica, este é um fator relativamente frequente. Deve-se atentar para cuidados com relação ao "empedramento" de leite. Consulte seu veterinário no caso de sinais de gravidez psicológica. A cadela fica dengosa, adota algum objeto ou brinquedo como filhote, e pode ou não secretar leite. Animais com gravidez psicológica devem passar por exames clínicos periódicos e tratamentos hormonais necessários aos ajustes dos períodos do ciclo semestral.

Edgardo E. Isensee

Comentários

Postagens mais visitadas