Cães e crianças


Tenho tido muitas reclamações de clientes com seus filhos e seus cães. Alguns reclamam que a criança não cumpriu com a promessa de cuidar do cachorro; outros reclamam que ter um cachorro é um gasto muito alto; alguns escolheram uma raça que não está se adaptando bem ao seu filho e seus coleguinhas; a criança não para de chorar porque o cachorro só sabe brincar de morder; o peludinho não aprendeu a fazer as necessidades no local certo porque a responsabilidade é da criança que passa o dia todo fora e os pais não querem ensinar e etc.
Muitos pais adoram presentear seus filhos com pequenas bolinhas de pêlo, mas muitas vezes não analisam a grande responsabilidade que é criar um cachorro. A maioria acha que a criança ou o adolescente deve assumir todos os cuidados como: levar para passear, dar comida, limpar as sujeiras, educar e etc.
Não vejo nenhuma diferença entre uma criança que cuida de outra criança para uma criança que cuida de um cachorro. Você deixaria seu filho de 10 anos cuidando de um bebê de 1 ano? Pois é, se você quer presentear seu filho com um peludinho saiba que a responsabilidade é sua, a criança deve se envolver nos cuidados e treinamento, mas não fique achando que ela vai fazer ou se lembrar de todas as tarefas. Não tenho filhos, mas tenho uma irmã de 15 anos e acompanho seu crescimento, parece que eles tomam alguma pílula para esquecer tudo. rss
Outro detalhe que é motivo de grandes reclamações são as raças que as crianças escolhem. Os pais devem fazer uma pesquisa detalhada para saber se o cão escolhido é compatível com o estilo de vida da família. Outro erro comum é comprar cães que precisam de muito exercício físico, achando que dessa forma o cachorro vai gastar a energia brincando com a criança. O que normalmente acontece é que as crianças não agüentam os tipos de brincadeiras caninas. Nessa hora começam os choros: “mãe o Rex ta me mordendo; pai o Rex pegou meu brinquedo; mãe o Rex me jogou no chão”. Tomem cuidado com a raça a ser escolhida.
Um outro problema muito comum é quando as crianças são muito agitadas e às vezes agressivas com os cães (acreditem se quiser, pego muitas crianças que batem nos seus cães, nesses casos só a Supernanny pra dar jeito. rsss). Alguns ficam com ciúmes, pois o peludinho começa a receber muita atenção dos familiares, é preciso ensinar as crianças a respeitarem os animais evitando assim problemas futuros. Cachorro não é saco de pancada.
Crianças agitadas costumam deixar cães mais agitados, por isso à regra da Lord
Cão vale para os dois. Cachorro e criança cansados são mais felizes e mais relaxados (estou quase virando uma Supernanny.rss).
Então, o que precisamos fazer para tornar o cão um grande amigo de seu filho e de toda a família?
1° Converse com toda a família sobre a idéia de adquirir um cachorrinho, muitas vezes o pai não gosta de cachorro ou uma criança tem medo. Cães devem trazer prazer e não dor de cabeça. Se a chegada do peludo for gerar um mal estar dentro de casa é melhor refletir bem e deixar o plano de ter um cãozinho para quando todos estiverem de acordo.
2° A escolha da raça é de extrema importância, pegar um cão que é intolerante às brincadeiras das crianças só vai lhe trazer problemas, às vezes os pais querem um cachorro pequeno, pêlo curto e que seja animado (normalmente os terriers), mas esquecem de focar no temperamento. Os terriers, por exemlo, costumam ser muitos dominantes, gerando uma enorme dificuldade para as crianças na hora de controlar essas ferinhas.
Por outro lado temos as crianças que só querem escolher cães muitos grandes ou que precisam de muito exercício físico. Analise em primeiro lugar seu estilo de vida. Um Border Collie precisa de muuuuuito mais exercícios do que um Shih-tzu. Um Golden Retriever costuma aceitar as brincadeiras de uma criança com muito mais facilidade do que um Dachshund ou um Scottish Terrier. Você pode procurar a ajuda de um comportamentalista para escolher a melhor raça de acordo com o seu perfil.
3° Todo cachorro precisa passear todos os dias, pode ser do tamanho de um Chihuahua ou do tamanho de um Dogue Alemão. Através dos passeios os cães relaxam, são estimulados mentalmente e fisicamente, e isso evita problemas comportamentais como: latidos excessivos, destruição de objetos, lambedura de pata e etc.
Mesmo quando moramos numa casa ou apartamento grande é importante que o peludo tenha uma rotina de passeios. E esta é uma excelente forma de criar vínculo entre a criança e seu cachorro.
4° O treinamento de obediência básica vai ajudar a criança e o cachorro a se comunicarem melhor, mas é de extrema importância que um adulto esteja supervisionando e que ambos recebam as instruções de um profissional competente e experiente.
Se você já tem um peludo e ele está lhe causando problemas, principalmente com seus filhos, procure a ajuda de um profissional, mas é importante que todos os membros da família se dediquem e participem das mudanças que o profissional vai sugerir.
Enfim, os problemas são muitos, mas também existem as recompensas, tenho clientes que conseguiram ter muitas alegrias com seus filhos e seus cães de forma harmoniosa, no início deu trabalho, mas hoje seus filhos podem dizer de boca cheia. Meu melhor amigo é o meu cachorro!

Beatriz Duarte
LordCão Treinamento de Cães
www.lordcao.com

Comentários

Postagens mais visitadas